Exposição de arte eletrônica é lançada no Espaço Leonardo Alencar

15 de maio de 2018

A mostra “Erro 404: Arte não encontrada” é do artista visual Marcelo Prudente

 

Fotos: Pritty Reis/Secult

Com um tom inovador e requintes híbridos de arte, que a primeira exposição de 2018 do Espaço Cultural Leonardo Alencar foi lançada na manhã desta terça-feira, nas paredes da Biblioteca Pública Epifânio Dória. A mostra “Erro 404: Arte não encontrada” do artista visual Marcelo Prudente foi selecionada através do Edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A iniciativa é concebida por meio de códigos digitais interligados a dados online permissíveis de atualizações diárias pelo artista, alterando a narrativa inicial no decorrer do período expositivo de acordo com os conceitos propostos em cada trabalho apresentado. Para que sejam feitas as visualizações das imagens expostas, é necessário que os visitantes baixem o aplicativo HP Reveal nas lojas oficiais para smartphones.

Contando com cinco séries, totalizando 13 obras, a mostra exibe instalações eletrônicas, game art, experimentações em realidade aumentada e outros formatos. “Nessa exposição, estamos tentando trazer um pouco da arte para o universo jovem sem perder a essência da poética que esse segmento permite. A idéia é formar um público que venha apreciar cada vez mais os aparelhos culturais. Além da exposição, irão acontecer alguns encontros com outros profissionais da área que trarão oficinas para as escolas que aqui vierem”, disse o artista Marcelo Prudente.

O Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, esteve presente na abertura da exposição e ressaltou que novas idéias sempre são bem vindas em exposições de artes. “Fico feliz com a presença de tantos jovens interessados pela cultura. Essa nova vertente vem com o objetivo de chamar a atenção da juventude e torná-los apreciadores das artes visuais”, destacou.

O artista plástico Éverton dos Santos, que expôs seus quadros no Corredor Cultural Irmão no início deste mês esteve presente na abertura da mostra e afirmou que é como importante visitar os colegas de arte e descobrir novas roupagens. “Essa nova fase de fazer artístico, que é a arte eletrônica, está em voga. Mesmo com minhas pinturas sendo trabalhadas nas áreas do expressionismo e surrealismo, é importante visitar os outros tipos de exposições que estão em evidência”, salientou.

Jovens do Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite visitaram a exposição e a professora Gabriela Santos, que acompanhou a turma evidenciou a importância de projetos artísticos dessa magnitude com os alunos. “Os meninos estavam bem ansiosos quando eu falei da nossa visita a uma mostra interativa, uma vez que tudo isso faz parte do cotidiano deles, já que convivem normalmente com seus celulares. Só temos que parabenizar o professor de arte Marcelo Prudente por pensar numa exposição que foge do tradicional e que dialoga com a atualidade”, acentuou.

A mostra “Erro 404: Arte não encontrada” está disponível para visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h, até o dia 18 de junho. Escolas que desejarem fazer a visitação guiada podem entrar em contato com a Biblioteca por meio do telefone (79) 3179-1907.

 

 




2016 SECULT - Secretaria de Estado da Cultura.
Rua Vila Cristina, 1051 - São José - Aracaju/Se
CEP:49020-150
(79) 3198-7800