Secretário Gama visita obra do Arquivo Público

16 de maio de 2018

Obra fazer parte do acordo sociocultural com as Centrais Elétricas de Sergipe

O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama e o superintendente executivo da pasta, Irineu Fontes, estiveram nesta semana no Arquivo Público de Sergipe acompanhado do diretor do espaço, Milton Barboza, a fim de ver de perto o andamento da obra que está sendo realizada pelas Centrais Elétricas de Sergipe (Celse). A obra é a primeira em execução por meio do acordo sociocultural com a empresa responsável pela instalação da Termelétrica Porto de Sergipe, na Barra dos Coqueiros.

A obra prevê a recuperação da estrutura física do imóvel, aquisição de máquinas e elevador, recuperação do auditório e pintura geral. Entre os serviços que já estão sendo realizados estão à recuperação da cobertura com manta de impermeabilização, os banheiros já recebem adequações de acessibilidade, e as ferragens expostas estão ganhando os devidos tratamentos. As atividades para instalação do elevador também estão sendo realizadas, além dos reparos no elevador de carga para transporte de publicações.

Durante a visita o secretário lembrou que as visitas à consulta do acervo estão temporariamente suspensas. “Interrompemos por um período para garantir a celeridade da obra e para que os usuários desse arquivo possam voltar a ter acesso aos seus documentos o quanto antes”, observou, lembrando que a preservação do acervo está sendo acompanhada de perto pelo diretor do espaço, Milton Barboza.

Arquivo Público 

O Arquivo Público de Sergipe (APES) tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848. No Governo de Mauricio Graccho Cardoso, em 1923, foi criado o Arquivo Público do Estado.

Em 1926, o Arquivo volta à condição de Seção da Biblioteca Pública, mantendo-se nesta situação até 1945. O imóvel que hoje abriga o Arquivo Público, o Palácio Carvalho Neto, foi construído 1936 em estilo rococó, para abrigar a Biblioteca Pública e a secção do Arquivo Público.

Em 1947 o Arquivo Público muda-se para o imóvel que hoje sedia a Escola do Legislativo (antiga Assembleia Legislativa). A situação permaneceu até 1974, quando foi construído um novo prédio para a Biblioteca Epifânio Dória, no bairro 13 de julho. A Biblioteca mudou-se e o Arquivo Público passou a ocupar sozinho o Palácio Carvalho Neto.

 




2016 SECULT - Secretaria de Estado da Cultura.
Rua Vila Cristina, 1051 - São José - Aracaju/Se
CEP:49020-150
(79) 3198-7800