Diretora da Biblioteca Infantil participa de fórum no Ceará

30 de Maio de 2018

O evento reuniu representantes de vários estados em prol de políticas públicas para a infância

Buscando novas ideias e experiências voltadas para a cultura infantil, a Secretaria de Estado da Cultura, através da Biblioteca Pública Infantil, participou do Fórum Nacional Cultura Infância, idealizado pelo Grupo Nacional Cultura Infância. O evento que ocorreu entre os dias 25 e 26 de Maio reuniu diversos profissionais que militam em prol das políticas culturais de estado para a infância no município de Fortaleza/CE.

A ideia principal do Fórum é contribuir com a implementação de uma Política Pública de Estado para a Cultura Infância, considerando o Plano Nacional de Cultura, Plano Estadual de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura como focos iniciais. Nos dois dias do Fórum, representantes do: Ceará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Sergipe puderam trocar experiências e participar de debates sobre as questões que envolvem cidadania e diversidade cultural, patrimônio cultural, editais cultura infância que o Estado do Ceará já realiza desde 2016, o Programa Mais infância executado no Ceará, entre outros.

A mesa de abertura do Fórum teve como tema: Políticas Culturais para as infâncias no Brasil e contou com a presença do Srº João Batista da Silva, responsável pelo setor Áudio Visual do Minc, além da representante da Secretaria de Cultura do Ceará. O Presidente do Instituto SEARA Emídio Sanderson expôs o Plano Cultura Infância do Ceará através do painel Crianças produtoras de cultura: participação, experimentação e interação. No segundo dia do evento a temática Gestão de políticas culturais para as infâncias: uma visão pragmática foi discutida através da Mesa Políticas públicas para a 1ª Infância: forma de organização com as presenças de Ieda Pires da Rede Estadual pela Primeira Infância e Luiz André do Grupo Sobrevento-SP.

Segundo a diretora da Biblioteca Infantil Claudia Stocker, a participação no fórum abriu novos caminhos para o aperfeiçoamento da unidade em Sergipe. “Participar do Fórum foi uma ótima oportunidade para se pensar efetivamente em políticas públicas voltadas a infância em Sergipe, já que atualmente o que temos, são apenas ações voltadas ao público infantil”, disse.

Sobre o Grupo Nacional Cultura Infância

O Grupo Nacional de Cultura Infância, organizador do Fórum, é um coletivo formado por artistas, pesquisadores, gestores, produtores culturais e projetos socioculturais de diversas partes do Brasil, que militam em prol das políticas culturais de estado para a infância. Em atividade desde 2014, o Grupo promove um diálogo com a sociedade civil e o poder público, reivindicando programas, ações e recursos públicos para a Cultura Infância nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal. O coletivo realiza o Fórum Nacional Cultura Infância, para sistematizar debates, traçar metas e encaminhar ações.




2016 SECULT - Secretaria de Estado da Cultura.
Rua Vila Cristina, 1051 - São José - Aracaju/Se
CEP:49020-150
(79) 3198-7800