Série Umbuzeiros traz Música de Câmara de qualidade ao público da ORSSE

30 de Maio de 2018

Apresentação acontecerá no Teatro Atheneu

Na próxima quarta-feira, 06 de junho, a Orquestra Sinfônica de Sergipe inaugura a sua série Umbuzeiros para Concertos de Câmara. Com a apresentação intitulada “Poesia em Madeiras”, com ênfase para os Instrumentos de Sopro, mais especificamente as madeiras, o grupo realizará um desafiador repertório em concerto no Teatro Atheneu, às 20h30. Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu. A ORSSE é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com a apoio da Segrase.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, a execução de repertório camerístico, para os instrumentistas, é um verdadeiro desafio. “Todos são solistas e tem papel primordial na execução. Podermos, por meio de nossos músicos, trazer ao público tão importantes peças do repertório, é um verdadeiro privilégio”.

Entre as significativas peças abordadas, estão a Sinfonietta op. 188 do compositor suíco Joseph Raff, além de duas Serenatas: a primeira do compositor e maestro alemão Richard Strauss – muito famoso pela composição de óperas e poemas sinfônicos, tais quais “Assim Falava Zarathustra”-, e a segunda aquela composta pelo compositor romântico tcheco Antonin Dvorak.

Compreendem o octeto dos instrumentos de madeira duas flautas, dois oboés, dois clarinetes e dois fagotes. Participarão do concerto ainda três trompistas, um tubista, um violoncelista e um contrabaixista.

Sobre a ORSSE

A Orquestra Sinfônica de Sergipe trata-se hoje da instituição mais expressiva em relação à formação de plateia e à difusão da cultura musical no Estado de Sergipe. Mantendo seu compromisso de levar música de alto nível performático ao povo sergipano, a ORSSE vem realizando uma programação intensa de concertos com temporadas anuais organizadas em quatro séries de perfis distintos: as séries Laranjeiras, Mangabeiras, Cajueiros e Umbuzeiros. As diferentes séries permitem que o público tenha acesso a repertórios que transitam entre a música sinfônica, repertórios camerísticos, músicas de diferentes épocas e contextos, bem como apresentações com caráter didático, visando aproximar o público infanto-juvenil da música sinfônica. Neste contexto, apresenta-se em diferentes espaços na capital, como nos Teatro Tobias Barreto e Teatro Atheneu, em Parques, como “Sementeira” e “Cajueiros”, museus, bem como concertos em cidades do interior do Estado. Desde 2006, quando a ORSSE passou por reestruturação, o seu diretor artístico e maestro titular passa a ser o paulistano Guilherme Mannis.

Orquestra Sinfônica de Sergipe – Série Umbuzeiros – Música de Câmara

Teatro Atheneu, 06 de junho, quarta-feira, 20h30

Repertório:

Joseph Joachim RAFF (1822-1882)

Sinfonietta, Op. 188

Intervalo

Richard STRAUSS (1864-1949)

Serenata para sopros Op. 7

Antonín DVORAK (1841-1904)

Serenata para sopros Op. 44

Ingressos: R$10 (meia-entrada) e R$20, disponíveis para venda nas bilheterias do Teatro Atheneu (12-19h).

Realização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo de Sergipe