Unidades


Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED)

biblioteca-epifanio-doria

Criada num dos momentos de grande efervescência cultural do Brasil Império, a Biblioteca Pública de Sergipe foi inaugurada na cidade de São Cristóvão, então Capital da Província, no dia 02 de julho de 1851. Transferida para Aracaju quando esta se tornou capital, o nome da Biblioteca de Sergipe passou por uma mudança de nome, se transformando em Biblioteca Pública Epifânio Dória, inaugurada em 1974. Este local reúne um dos mais valiosos acervos bibliográficos do país e oferece aos milhares de leitores uma gama de serviços, entre eles de encadernação, de acervo didático, e de documentação sergipana.

Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho

Cidade: Aracaju

Diretora: Juciene Maria de Jesus

Telefone: (79) 3179-1907

E-mail: biblioteca.publica@cultura.se.gov.br

 

 

Biblioteca Infantil

A Biblioteca Pública Infantil foi inaugurada como um anexo da Biblioteca Pública Estadual Epifânio Dórea em 29 de outubro de 1974. A maior atividade desenvolvida na biblioteca é o incentivo à leitura. Seu acervo é composto por títulos de escritores nacionais e internacionais e também de assuntos variados. Os dois setores existentes, infantil e infanto-juvenil possuem mais de 8 mil livros à disposição do público. Em uma Gibiteca, onde estão expostas várias revistas em quadrinhos publicadas desde a década de 60, as crianças divertem-se com os personagens de mais de 3mil gibis.

Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho

Cidade: Aracaju

Diretora: Cláudia Stocker

Telefone: (79) 3179-1965

E-mail: biafa@cultura.se.gov.br

 

 

Complexo Cultural Gonzagão

Inaugurado em 1990 o Complexo Cultural – Casa de Forró e Barracão Cultural – recebeu o nome de ‘Gonzagão’ em homenagem ao consagrado nordestino, cantor e compositor da música brasileira, Luiz Gonzaga. Em pouco tempo tornou-se um tradicional ponto de atração cultural e dos festejos juninos de Aracaju, realizando festas com a participação de artistas sergipanos e nacionais, cursos, apresentações e demonstrações de dança, folclore, festejos populares, bem como para o desenvolvimento de atividades de arte-educação e reuniões de interesse da comunidade.

Endereço: Avenida Heráclito Rolemberg, s/n, conjunto Augusto Franco (bairro Farolândia)

Cidade: Aracaju

Diretora: Eliana Cruz

Telefone: (79) 98843-3498

 

Centro de Criatividade

centro-de-criatividade

Fundado em 1985 com o intuito de ser um espaço voltado para a arte e educação, o Centro é conhecido como um local que abrigou a mais tradicional arte e a cultura sergipana. Também manteve por anos a tradição com os festejos juninos e concursos de quadrilhas, com o qual o local recebia centenas de visitantes a cada edição. Atualmente o Centro de Criatividade está em processo de reforma, com a previsão de receber novos projetos culturais.

 

Endereço: Praça Saturnino de Brito, s/n, bairro Getúlio Vargas

Cidade: Aracaju

Diretor: –

Telefone: (79) 3179-1909

E-mail: ccgjaf@cultura.se.gov.br

 

Galeria J. Inácio

20150709_083421

Localizada em anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dórea, a Galeria de Arte J. Inácio foi fundada no dia 10 de dezembro de 1981, numa homenagem ao artista plástico J. Inácio. Espaço importante de divulgação das artes plásticas sergipanas tem como finalidade primordial apoiar e divulgar a cultura e a arte, além de acolher e intercambiar eventos de artistas brasileiros e internacionais.

 

 

Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho

Cidade: Aracaju

Diretora: Jane Junqueira

Telefone: (79) 3179-1969

E-mail: jane.junqueira@cultura.se.gov.br gaji@cultura.se.gov.br

 

Casa de Cultura João Ribeiro

casa-de-cultura-joao-ribeiro

A Casa de Cultura João Ribeiro foi criada no governo de Paulo Barreto de Menezes, através do decreto nº 2.726 de 27 de novembro de 1973, para funcionar na casa onde nasceu João Ribeiro, com a finalidade de difundir e preservar a cultura de Laranjeiras. Entretanto, só passou a desenvolver suas atividades a partir do dia 9 de Agosto de 1974, data da inauguração.

Os serviços da ação cultural desenvolvidos na Casa busca atingir os objetivos propostos pela Casa de Cultura de promover atividades culturais no meio estudantil, turístico e de preservar as manifestações culturais locais, oferecendo cursos, palestras e seminários para a difusão da cultura; além de executar atividades técnicas específicas na área da Museologia.

Endereço: Rua João Ribeiro, s/n, bairro Centro

Cidade: Laranjeiras

Diretora: Maria José dos Santos

Telefone: (79)  3281-1123

E-mail: ccjr@cultura.se.gov.br

 

Museu Afrobrasileiro de Sergipe

Criado em Janeiro de 1976 e oficializado em fevereiro do mesmo ano, o museu está instalado em um prédio do século XIX, que funcionou como casa de comércio e residência ao mesmo tempo. O primeiro a ser montado especialmente para o estudo da presença do negro na formação do povo brasileiro, o Museu tem como objetivo pesquisar, preservar e mostrar através de suas exposições permanentes e temporárias, atrações marcantes da história de Sergipe, no período da monocultura canavieira. O acervo do Museu foi formado através de aquisição feita pelo Estado de acervos particulares de pesquisadores da área, de terreiros de Candomblé, de doações e de transferências.

Endereço: Rua José do Prado Franco, nº 70, bairro Centro

Cidade: Laranjeiras

Diretora: Verônica Consuêlo

Telefone: (79) 3281-2418

E-mail: museuafro.sergipe@cultura.se.gov.br

 

Museu Histórico de Sergipe (MHS)

museu-historico-de-sergipeFoi criado em 1960 e está localizado na cidade de São Cristóvão, primeira capital de Sergipe. O edifício, cujas linhas arquitetônicas prevalecem o estilo barroco, foi tombado pelo Estado como bem de valor e preservação em setembro de 2003. O acervo do museu mais antigo de Sergipe é rico e diversificado, com a marca dos seus curadores, os irmãos Junot Silveira e Jenner Augusto. São mobílias dos séculos XIX e XX; quadros artísticos variados; bustos de personalidades sergipanas; coleções de moedas, medalhas, louças, telefones antigos; além de objetos e fotos raras de personagens do cangaço e muito mais.

 

Endereço: Praça São Francisco, s/n, Sítio Histórico da cidade

Cidade: São Cristóvão

Diretor: Sérgio Lacerda

Telefone: (79) 3261-1435

E-mail: museu.sergipe@cultura.se.gov.br sergio.lacerda@cultura.se.gov.br

 

Teatro Atheneu

teatro-atheneu

Fundado em 1954, o Teatro Atheneu tem capacidade para 800 lugares. Reinaugurado em março de 2012, é o mais antigo teatro em atividade no Estado e possui importância significativa na historia cultural sergipana. Além disso, a construção do Teatro Atheneu influenciou a criação de novos grupos teatrais no Estado.

Endereço: Rua Vila Cristina, s/n, bairro São José

Cidade: Aracaju

Diretora: Salete Martins

Telefone: (79) 3179-1910

E-mail: pauta.atheneu@cultura.se.gov.br salete.martins@cultura.se.gov.br

 

Teatro Tobias Barreto

Inaugurado em 17 de março de 2002, o Teatro Tobias Barreto é moderno e bem estruturado. Com capacidade para 1.328 pessoas, dispostos em dois planos, e é hoje o local mais requisitado para espetáculos, ações culturais e eventos políticos e sociais de Sergipe. O TTB é sede da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a qual durante a temporada realiza mensalmente um concerto com preços populares. Com dez anos de existência, o Teatro Tobias Barreto é uma das maiores casas de espetáculos do Nordeste.

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 1997, bairro Inácio Barbosa

Cidade: Aracaju

Diretora: Simone Fontes

Telefone: (79) 3179-1490

E-mail: pauta.ttb@cultura.se.gov.br simone.fontes@cultura.se.gov.br

 

Teatro Lourival Baptista

O Teatro Lourival Batista foi fundado na década de 60. Seu nome é uma homenagem ao ex-governador e médico Lourival Batista. Trata-se de um espaço destinado às apresentações artísticas, que proporcionou o surgimento de vários grupos culturais. Em março de 2011 inaugurou, dentro de suas instalações, o Memorial do Teatro Sergipano, uma iniciativa da Secult que tem o objetivo de preservar a história das artes cênicas em Sergipe.

Endereço: Rua Laranjeiras, 1967, bairro Getúlio Vargas

Cidade: Aracaju

Diretor: Denys Leão

Telefone: (79) 3179-7550

E-mail: pautatlb@gmail.com

 

Arquivo Público de Sergipe

O Arquivo Público Estadual de Sergipe (APES) tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848 (Lei n° 2.33), com a finalidade de “guardar os originais ou cópias de quaisquer papéis do Governo Geral ou Provincial, cuja guarda no arquivo se julgar conveniente, e para noticias” sobre acontecimentos, descobertas científicas, progresso e artes.
No Governo de Mauricio Graccho Cardoso foi criado o Arquivo Público do Estado, com a finalidade de receber e conservar, sob classificação sistemática, todos os documentos relativos ao direito público, à legislação, à administração, à história e, em geral, às manifestações do pensamento científico, literário e artístico de Sergipe ou quaisquer outros documentos cujo depósito seja oficialmente determinado (Lei n° 845, de 15/10/1923). Em 1926, o Arquivo volta à condição de Seção da Biblioteca Pública, até quando é criado novamente através do Decreto-Lei N° 617, de 03 de abril de l945.

Lá estão salvaguardados documentos manuscritos, datilografados, impressos, iconográficos, cartográficos, obras hemerográficas e publicações, provenientes da Administração Pública Provincial e Estadual, inclusive dos Poderes Legislativo e Judiciário, como também particulares, referentes aos séculos XVIII, XIX e XX.

Endereço: Praça Fausto Cardoso

Cidade: Aracaju

Diretora: Milton Barboza

Telefone: (79) 3179-1908

E-mail: milton.barboza@cultura.se.gov.br




2016 SECULT - Secretaria de Estado da Cultura.
Rua Vila Cristina, 1051 - São José - Aracaju/Se
CEP:49020-150
(79) 3198-7800